O monumento Rítmica Genética Global, criado em homenagem aos Jogos Olímpicos no Brasil pela artista plástica paulistana, Paula Delmanto, está localizado na Praça Raul Cortez – Rua Olimpiadas em frente ao Shopping Vila Olímpia.
A escultura de 5,45 metros e aproximadamente 600 kg é feita de bronze e fibra de carbono, composta por uma base de concreto armado em formato piramidal – uma referência a forma triangular da praça e seu paisagismo. “O corpo da ginasta é de bronze, material nobre e extremamente resistente aos efeitos do sol e da chuva. Além disso, é um elemento que representa tanto a força física quanto a determinação que a modalidade exige”, explica a artista plástica.
Com obras e trabalhos expostos em galerias renomadas como a Saphira & Ventura Gallery e na Sede da ONU, Paula traz na assinatura de suas esculturas um traço recorrente: o esporte. “O esporte sempre foi minha grande paixão. Os movimentos e formas que este universo nos propicia são infinitos e extremamente plásticos. Com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil senti ainda mais aflorado esse desejo de homenagear o esporte, em especial, a ginástica rítmica. Este meu trabalho traz, em sua essência, toda essa elegância e beleza. Por isso, tentei ao máximo reproduzir esses movimentos com a mesma maestria que nossas ginastas”, destaca a artista.